terça-feira, 6 de outubro de 2009

Inscrição para ProJovem em São Gonçalo

A Prefeitura de São Gonçalo abriu inscrições para o ProJovem Trabalhador, programa do Governo Federal em parceria com os municípios, que oferece cursos profissionalizantes com bolsa-auxílio de R$ 100. São sete mil vagas para jovens que tenham entre 18 e 29 anos. Haverá aulas nas áreas de construção civil, telemática, turismo e hospitalidade, administração, saúde, beleza e estética, arte e cultura, alimentação e vestuário.O candidato precisa estar cursando ou ter completado o ensino médio completo. São seis meses de curso. As inscrições devem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Secretaria de Trabalho, que fica na Rua Uriscina Vargas, s/no., Alcântara, em São Gonçalo. É necessário levar cópia e original de identidade, CPF, PIS, carteira de trabalho, título de eleitor, declaração de escolaridade, certificado de reservista e comprovante de residência.

Cursos Gratis
Aulas na área de hotelaria

O Hotel Escola Popular está com inscrições abertas para 125 vagas distribuídas nos cursos de garçom, camareira, auxiliar administrativo e informática. O atendimento, por ordem de chegada, é feito na sede da unidade, que fica na Rua Senador Pompeo, s/nº, na Central do Brasil, das 9h às 16h. É preciso levar original e cópia dos comprovantes de residência e escolaridade e da carteira de identidade, além de duas fotos 3x4. É importante observar os pré-requisitos, pois a maioria dos cursos exige o candidato idade mínima de 17 anos, exceto o de informática (a partir dos 12 anos).

Qualificação Profissional
Cursos gratuitos para hotelaria

As secretarias municipais de Trabalho e Assistência Social do Rio recebem inscrições, até quarta-feira, para 330 vagas em treinamentos gratuitos de qualificação profissional, no setor hoteleiro. Há cursos de barman,camareira, copeiro, cumim, mensageiro de hotel e porteiro de hotel, além de garçom, que inclui aulas de inglês e espanhol. Os participantes terão direito a lanche e auxílio-transporte, durante o período dos cursos, com carga horária de 200 horas cada um. Os requisitos para participar são: idade a partir de 18 anos e, no mínimo, o ensino fundamental completo (antigo 1o. grau).
Os interessados devem ir ao Centro de Cidadania Rinaldo Delamare, que fica na Avenida Niemeyer 776, em São Conrado, ou à Casa Bráulio Pedroso, na Rua Saint Roman 172, em Copacabana. O atendimento é feito das 9h às 15h. Para se cadastrar, é preciso apresentar identidade, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência.


Cursos Gratis
Curso de qualificação oferece 170 vagas em turismo e gastronomia

Até o próximo dia 24, estão abertas as inscrições para o Programa Trilha Jovem, que vai preencher 170 vagas em curso de qualificação gratuito nas áreas de turismo e gastronomia. O projeto, desenvolvido pelo Ministério do Turismo e o Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio (SindRio), é voltado aos estudantes do ensino médio da rede pública do Rio de Janeiro.

Para participar, é preciso ter entre 16 e 24 anos de idade e renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1350). No Rio, as inscrições podem ser feitas na Universidade Veiga de Almeida (UVA), que fica na Rua Ibituruna 108, Tijuca; ou no próprio SindRio (Praça Olavo Bilac 28, 17 andar, Centro do Rio).

Como serão as aulas?
O programa, que tem duração de quatro meses, terá aulas de inglês, teatro, informática, atendimento ao cliente, ética e postura proissional, patrimônio cultural, higiene e manipulação de alimentos. Segundo os organizadores, além de receberem qualificação, os alunos poderão ser inseridos no mercado de trabalho, por meio de encaminhamento para estágios em hotéis, bares e restaurantes.

Cursos Gratis
Mais de mil vagas em Marechal Hermes

Até o sexta-feira, estarão abertas as inscrições para 1.100 vagas em cursos gratuitos no Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep) Marechal Hermes, da Faetec. As chances são para informática (módulo básico, avançado, computação gráfica, Access, Montagem e manutenção, Home Page, Internet e linguagem Delphi), idiomas (inglês, francês e espanhol), além de eletrônica básica, eletricista de autos, injeção eletrônica, instalações elétricas e prediais, manutenção eletrônica, mecânica industrial, mecânica de autos, mecânica de motos, manutenção mecânica e refrigeração. Os interessados devem ficar atentos às exigências da opção desejada, como idade e escolaridade. Em algumas, por exemplo, é preciso ter mais de 12 anos e o 6º ano do ensino fundamental concluído. O atendimento é feito das 8h às 16h, na unidade, que fica na Rua Xavier Curado, sem número. É preciso apresentar carteira de identidade ou certidão de nascimento. As vagas serão distribuídas por sorteio no dia 13. Mais informações: 2332-1065.

Fonte: Extra Online

Sistema Flama de Ensino
FORMANDO PROFISSIONAIS


Nenhum comentário:

Postar um comentário