terça-feira, 18 de agosto de 2009

Projeto Apostila Digital

Conteúdo a um clique de distância

Seguindo uma tendência de diminuição do uso de papel, tanto pelo lado econômico, como pelo lado da preservação do Meio Ambiente, e também o de se adequar a realidade de que um número cada vez maior de jovens, entre 15 e 20 anos, serem usuários assíduos de computadores, o Sistema Flama de Ensino lançará seu material didático em versão digital.

Nesta versão, o aluno ganhará em dinamismo e praticidade, auxiliando, e muito, o seu aprendizado. Pois, as aulas serão mais dinâmicas e o conteúdo que levará para casa segue as técnicas avançadas de conteúdo digital que ele está acostumado a ver em blogs, sites, sites de relacionamento, etc. Ou seja, esta adequação de conteúdo, nada mais é do que tornar mais atrativo e claro, aquilo que é transmitido em sala de aula. A previsão inicial é para que apartir no início de 2010 os conteúdos de primeiro período já estarão disponíveis. O que torna interessante esse novo modelo de apostila é que ele será entregue em um PEN DRIVE personalizado.

Desenvolvido pela: Equipe de Marketing do Colégio Flama

Sistema Flama de Ensino
Formando Profissionais

Dicas de como se prevenir da nova Gripe na volta as aulas.

Saiba quais são as medidas preventivas para evitar a gripe suína e outras doenças contagiosas na escola.

Na volta às aulas, que medidas devem ser tomadas para evitar o contágio da gripe A (conhecida como gripe suína) na escola?

O primeiro passo é conversar com os alunos sobre o assunto, ensinando-os alguns cuidados básicos de higiene. "Assim que a criança chegar à escola, ela deverá lavar bem as mãos com água e sabão ou limpá-las com álcool em gel".

Outra medida para evitar o contágio é não tocar os olhos, a boca e o nariz após contato com superfícies, como corrimão de escadas e carteiras. Mais um alerta: não compartilhar objetos de uso pessoal, nem talheres, alimentos e bebidas. E, por fim, ao tossir ou espirrar, não se esquecer de cobrir a boca e o nariz com lenço de papel descartável.

Como medida geral, o especialista sugere que as salas de aula sejam mantidas com portas e janelas abertas como forma de garantir a circulação de ar, assim será mais difícil o contágio.

Também vale ressaltar a importância em cuidar da saúde para manter a imunidade alta: “Todos deverão se hidratar com freqüência, ter hábitos alimentares saudáveis e praticar atividades físicas ao ar livre”.

Fonte: Veja Abril

Sistema Flama de Ensino
Formando Profissionais

Dicas para Passar nos Melhores Vestibulares

O QUE AJUDA

1) A primeira regra é um ensino médio bem-feito. A boa escola não só deve passar o conteúdo das matérias como ensinar o aluno a pensar sobre o que aprendeu.

2) Leia livros, revistas e jornais e não apenas o material didático. A leitura ajuda a articulação de idéias, melhora o vocabulário e prepara para a compreensão de enunciados na hora da prova.

3) Escolha cedo o curso universitário que pretende fazer. Isso ajuda a diminuir a tensão às vésperas da prova e a dirigir o plano de estudo a um objetivo específico.

4) Aprenda desde cedo uma língua estrangeira, de preferência o inglês. Será uma matéria a menos para estudar às vésperas do vestibular.

5) Conheça a universidade e o vestibular aos quais pretende candidatar-se. As provas do passado podem fornecer a chave de como será o exame, pois as universidades seguem um padrão.

6) Procure garantir boas notas no início do 3º ano do ensino médio. Você ficará livre do fardo de melhorar a média no fim do ano.

7) O cursinho é um ótimo recurso para os vestibulares com testes de múltipla escolha e para quem tem dificuldade de organizar-se para estudar. Mas sua eficácia é relativa para provas escritas e dissertativas.

8) Para quem freqüenta bom colégio e tem capacidade de concentração, é suficiente estudar três horas por dia, além do período de aula. Os demais precisam dedicar-se um pouco mais.

9) Os pais devem demonstrar interesse, mas precisam ter cuidado para não exercer pressão excessiva, sobretudo na escolha da carreira e da universidade.

10) A educação fora da escola é decisiva no resultado do vestibular. Viagens, leitura de ficção, cinema e teatro ajudam a ampliar a visão de mundo e a desenvolver a capacidade de articulação de idéias.

O QUE ATRAPALHA

1) Não deixe a preparação para a última hora. Aproveite para aprender bem os conteúdos no momento em que são ensinados durante todo o ensino médio e faça apenas uma revisão na véspera do vestibular.

2) Não se limite a decorar datas, fatos e fórmulas. Os vestibulares mais puxados exigem informações contextualizadas. Em lugar de se preocupar com quando, quanto e o quê, tente saber como e por quê.

3) Não exagere na quantidade de vestibulares. Dois são suficientes. Um número maior de provas vai dispersar o foco e esgotá-lo fisicamente.

4) Não se discute o vestibular nas horas de lazer com os amigos. Isso pode acirrar o clima de competição e tornar-se um fator a mais de stress.

5) Não se apegue às velhas fórmulas para decorar respostas, dicas e truques. Isso funcionava bem no vestibular dos anos 70, mas hoje não vale mais. Já não existe o estudante despreparado que passa de raspão.

6) Não abandone as atividades que dão prazer, como praticar esportes, namorar, ir a festas e shows. Basta adotar um ritmo que não atrapalhe o estudo.

7) Não mergulhe desesperadamente nos estudos. Folgas semanais são fundamentais para a estabilidade emocional.

8) Não ceda às pressões dos pais na escolha da carreira e da universidade.

9) Não se desespere no último mês antes da prova e não mude drasticamente a vida por causa dela.

10) Não tente saber de cor todos os pontos do programa exigido. Não é necessário dominar tudo para fazer uma boa prova. É mais eficaz concentrar-se em seus pontos fortes.

Fontes: Gustavo Ioschpe / Vestibular Não É o Bicho; José Coelho Sobrinho, coordenador da Fuvest-USP; Mauro de Salles Aguiar, Colégio Bandeirantes; e Lucas Martins Mendes, primeiro lugar de 2002 nos vestibulares da USP, Unicamp e FGV-SP.

Sistema Flama de Ensino
Formando Profissionais
Turismo em tempos de gripe


Devo Trocar a Argentina pelo Nordeste?
Recebo meu dinheiro de volta se cancelar uma viagem?
Tire suas dúvidas sobre a Gripe A.


O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, foi o responsável direto pela mudança de planos de Claudia Pereira, de São Paulo, que planejava ir a Bariloche neste inverno. O discurso do ministro naquele 26 de junho, sugerindo que os brasileiros, especialmente os do "grupo de risco" (grávidas, idosos, crianças e pessoas com problemas imunológicos), adiassem viagens à Argentina e ao Chile foi, para ela, que não é desse grupo, demolidor. "É melhor ficar por aqui enquanto a situação não melhora lá fora", diz. Mas o pacote já estava comprado e as férias, marcadas. "Não sabia o que fazer, mas queria viajar." E Claudia decidiu trocar a neve pelo Ceará, sem pagar multa. O exemplo de Claudia não é isolado. Numa pesquisa feita pelas grandes operadoras de turismo de São Paulo, 30% dos passageiros que iriam esquiar na América do Sul optaram pela praia. Segundo o Procon de São Paulo, as operadoras não podem cobrar multa se os passageiros decidirem cancelar a viagem para países onde a transmissão da gripe A é considerada sustentada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como México, Chile, Argentina, Estados Unidos, Austrália e Reino Unido. Nesse caso o operador deve devolver o dinheiro, trocar o roteiro ou dar um crédito de viagem.

Fonte: Veja Abril

Sistema Flama de Ensino
Formando Profissionais


quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Aviso


Sistema Flama de Ensino
Formando Profissionais

Aviso


Sistema Flama de Ensino
Formando Profissionais

Aviso


Sistema Flama de Ensino
Formando Profissionais

Aviso


Sistema Flama de Ensino
Formando Profissionais

terça-feira, 11 de agosto de 2009


Em Casa com Conteúdo - Turismo

Faça download das aulas referentes ao seu período. Clique no nome da disciplina na tabela abaixo e baixe o arquivo.


Sistema Flama de Ensino
Formando Profissionais
Buscando Estágio? Valorize seu Currículo

Todo profissional em início de carreira se depara com um dilema: como montar um bom currículo com poucas experiências de trabalho?

Segundo os especialistas em recrutamento, é possível montar um currículo diferenciado para vagas de estágio mesmo sem muita bagagem.

“O currículo é como uma fotografia do profissional. O importante é explorar os ângulos certos para que ele se torne atrativo”, diz Rodolfo Ohl, diretor do MonsterBrasil.com.

Em primeiro lugar, não se esqueça das regras universais para qualquer bom currículo: caprichar no português, não se esquecer de informar todos os contatos atualizados e nunca mentir sobre a sua formação e experiência.

Dito isso, vamos às dicas que podem ajudar a valorizar um currículo de principiante. A primeira é enfatizar a experiência acadêmica. Destacar cursos, experiências de laboratório na faculdade e detalhar projetos de faculdade que tenham sido interessantes.

Algumas empresas da área de tecnologia, como o Google, valorizam muito o histórico acadêmico. “Partimos do princípio que um aluno que desempenha bem no ambiente acadêmico terá uma boa performance no trabalhão”, conta Emmanuel Evita, gerente de comunicação de produtos do Google Brasil.

O gigante das buscas realiza eventos com freqüência nas melhores universidades de tecnologia do País para buscar talentos promissores.

Leia Mais

Leia Também:

Dicas para ir bem na Entrevista de Emprego

Fonte: Info Exame

Sistema Flama de Ensino
Formando Profissionais

terça-feira, 4 de agosto de 2009


Saiba o que tem de novo no ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), passou por uma reformulação e será utilizado como forma de seleção unificada nos processos de seleção da universidades públicas e federais. Essa mudança tem como principal objetivo democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos curriculos do ensino médio.

As universidades poderão optar entre quatro possibilidades de utilização do novo exame como processo seletivo:

• Como fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e on-line;
• Como primeira fase;
• Combinado com o vestibular da instituição;
• Como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.


Fonte:
Portal do Mec(www.portal.mec.gov.br)

O Portal do Enem já disponibilizou o novo modelo de prova.
Visualize o novo modelo de prova nos Links Abaixo.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Ciências Humanas e suas Tecnologias
Linguagens de Códigos e suas Tecnologias
Matemática e suas Tecnologias


Fonte: Portal do Enem (www.enem.inep.gov.br)


O que é o H1N1?

É uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus A (H1N1). Este novo subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Dicas de como evitar a contaminação pela nova gripe

Influenza A (H1N1).


1ª Dica

- Lave as mãos constantemente, com água e sabão: segundo os infectologistas, a mão deve ser lavada quantas vezes forem necessárias, sempre que chegar ou sair de algum ambiente ou após contato com outras pessoas.


2ª Dica

- Nunca divida utensílios: pratos, copos e talheres não devem ser compartilhados, mesmo com o marido ou o filho. Abuse do copinho descartável.


3ª Dica

- Evite aglomerações e viagens. Deixe os ambientes sempre arejados: não é recomendado ficar em lugares com grande acúmulo de pessoas. Mesmo no inverno, o ideal é deixar o ambiente arejado, principalmente os dormitórios.


4ª Dica

- Carne de porco não transmite a doença. O uso de máscara ainda não é necessário: a carne não tem ligação com o contágio. Segundo a médica, não estamos em uma situação que seja necessária o uso da máscara.


5ª Dica

- Cubra boca e nariz ao espirrar ou tossir. Evite colocar as mãos nos olhos e boca: levar as mãos ao rosto é a forma mais simples de contágio. Quando espirrar, use um lenço de papel, que você pode jogar fora depois.